quinta-feira, 26 de novembro de 2015

UC – Materiais e Recursos para Elearning









Bibliografia anotada

Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL8)

UC – Materiais e Recursos para Elearning

Maria Emanuel Melo de Almeida aluna nº 905486


Introdução

Os dois itens de bibliografia anotada que me proponho apresentar encontram-se inseridos no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning, coordenado pela Profa. Lina Morgado e da Unidade Curricular de “Materiais e Recursos para Elearning”, lecionada pela Profa. Ana Nobre.

1. O tema do primeiro item foi escolhido pelo facto de ser professora de Ciências Naturais no Ensino Básico e Secundário e gostava de saber se os Recursos Educativos Abertos (REA) também são úteis para desenvolver as aprendizagens nesta disciplina. Encontrei o texto que de certo modo foi ao encontro de quanto procurava saber.
Arias, A. V. G.; López, I. H. e González, X. E. S. (2010). Uso de REA para un mejor aprendizaje de las Ciencias Naturales. In Montoya, M. S. R. e Aguilar, J. V. B. (Eds.). Recursos Educativos Abiertos en Ambientes Enriquecidos con Tecnología. Innovación en la Práctica Educativa. México: Tecnológico de Monterrey, págs. 242-257. Recuperado de http://catedra.ruv.itesm.mx/bitstream/987654321/566/8/ebook

Palavras-chave: Ciências Naturais, Recursos Educativos Abertos (REA)

2. O segundo texto é de EDUTEC, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, da Universidade de Montemorelos (México) que pretende evidenciar como a implementação dos REA é necessária no ensino universitário, a fim de que os estudantes adquiram aprendizagens mais significativas que lhes permitem melhorar o seu processo ensino aprendizagem.
Rodríguez, A. L. S.; Gómez, J. R. e Madrigal, S. C. (2012). Recursos Educativos Abiertos y estrategias de búsqueda e implementación en un ambiente de aprendizaje universitário. EDUTEC, Revista Electrónica de Tecnología Educativa, nº 41/septiembre. México: Universidad de Montemorelos. Recuperado de http://edutec.rediris.es/Revelec2/Revelec41/pdf/Edutec-e_n41_Salazar_Rodriguez_Campos.pdf

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem, Recursos Educativos Abertos.

Desenvolvimento

Primeiro item de Arias, A. V. G.; López, I. H. e González, X. E. S., publicado em 2010, sobre “Uso de REA para un mejor aprendizaje de las Ciencias Naturales” pretende saber se a implementação dos REA ajuda a melhorar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Ciências Naturais e quais são os benefícios verificados antes e depois da aplicação dos REA.
A aplicação dos REA nas aulas de Ciências Naturais teve impacto quer nos alunos quer nos professores, na medida em que ambos os universos evidenciaram que o processo ensino-aprendizagem melhora, é mais fácil e simples. Os alunos referem que a aprendizagem com os REA é mais agradável e os professores dizem ser um método que lhes permite desenvolver o tema de modo mais percetível e dinâmico, na medida em que aumenta a motivação e a participação dos alunos nas aulas.

Este estudo permitiu-me verificar que também posso aplicar os REA na minha disciplina e que produz resultados positivos a todos os níveis do processo ensino-aprendizagem, assim como no que respeita a motivação dos alunos que por vezes é difícil obter.

Segundo item de Rodríguez, A. L. S.; Gómez, J. R. e Madrigal, S. C. publicado em 2012, sobre “Recursos Educativos Abiertos y estrategias de búsqueda e implementación en un ambiente de aprendizaje universitário” sublinha a necessidade e urgência de aplicar REA nas aulas, de modo a alterar o paradigma da docência, passando de uma educação tradicional expositiva a uma ativa, participativa e colaborante. A aplicação dos REA faz com que os estudantes adquiram aprendizagens mais significativas e aprendam ao seu ritmo e estilo. É importante que os docentes desenvolvam novas estratégias de ensino permitindo a construção do conhecimento através do uso de materiais contextualizados e estruturados pedagógica e didaticamente; melhorem as práticas letivas através da interatividade com os REA; promovam o interesse, a motivação, a criatividade, o dinamismo e a colaboração; encontrem novos modos de orientar a aprendizagem; utilizem artigos científicos válidos e fidedignos de diferentes áreas do conhecimento; atualizem e reforcem os conteúdos das disciplinas e aumentem o pensamento crítico. Contudo, é de destacar algumas desvantagens verificadas aquando a aplicação dos REA: o difícil acesso aos REA na aula devido à falta de Internet; os dados poderem ser errados ou falsos; o uso do inglês; não existirem REA apropriados a todas as disciplinas e ainda a falta de recursos tecnológicos nas salas de aula.

Considero que este artigo é útil na medida em que ajuda a esclarecer as vantagens e desvantagens da aplicação dos REA na sala de aula através da experiência dos próprios professores e estudantes. Estes aspetos são motivadores para quem deseje implementar uma estratégia semelhante nas suas aulas.

2 comentários:

  1. Olá Emanuel,
    Bem-haja pela partilha. Mesmo sendo o primeiro artigo específico das Ciências Naturais parece-me ser uma boa leitura para estimular o uso de REA em qualquer área disciplinar.
    Quanto às reflexões presentes no segundo são transversais a artigos que também li e sempre animadoras... revelam um movimento em movimento!
    Forte abraço,
    ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      Muito obrigada por este comentário tão rico.
      Continuamos na mesma aventura e obrigada pelas tuas extraordinárias contribuições que nos ajudam a reflectir.
      Um abraço muito amigo e tudo de bom
      Emanuel

      Excluir